11 alimentos que funcionam bem como produto de limpeza

imagem
imagem

Sal, azeite, vinagre, café e até pão podem deixar a casa limpa de verdade. Descubra a melhor maneira de usá-los na limpeza do lar.

  • Borra de café
    Comprou copos novos e precisa tirar aquele adesivo grudento? Experimente colocar um pouco de borra de café em uma esponja e esfregar no adesivo. Ele vai sair com facilidade. O café é ótimo para eliminar resíduos de cola. Outra função do café é neutralizar odores. Por isso, uma boa ideia é colocar grãos secos em uma meia ou meia-calça velha, amarrar com um nó e guardar dentro dos sapatos durante a noite.
  • Pão
    Tem um quadro ou uma pintura na parede que está cheia de poeira? Um pedaço de miolo de pão pode funcionar muito bem como esponja, nesse caso. E como não usa química, ainda evita qualquer possível mancha. Esfregue bem o pão e depois retire bem os farelos da parede.
  • Limão
    Nenhum produto é capaz de limpar o micro-ondas tão bem quanto ele. A dica infalível é esquentar um recipiente com água e limão picado até que a porta esteja coberta de vapor. Desligue o aparelho e aguarde 15 minutos. Depois, basta passar um pano para retirar a sujeira facilmente.
  • Arroz
    A gente sabe como é difícil limpar o fundo de alguns vasos. Nesse momento entram em cena os grãos de arrozes crus. Faça uma mistura com os grãos, água e detergente. Coloque no vaso e chacoalhe até ficar limpo. Depois é só escorrer e enxaguar.
  • Vinagre
    Limpar vidros com vinagre branco é simples e eficiente. Misture duas colheres de vinagre branco em 250 ml de água. Coloque em um borrifador e faça a limpeza com a ajuda de pano descartável.
  • Sal
    Fechaduras, torneiras, puxadores e outro objetos de bronze são bem fáceis de limpar. Coloque sal na superfície e esfregue com uma esponja encharcada de vinagre. Para finalizar, passe um pano úmido.
  • Bicarbonato de sódio
    Quer trazer de volta o brilho de suas joias? Combine duas colheres de bicarbonato de sódio com um copo de água quente. Em seguida, coloque suas joias dentro da mistura e deixe por alguns minutos. Depois é só enxaguar.
  • Catchup
    Sabe aquelas manchas que ficam na parte inferior das panelas de cobre? Um jeito fácil de removê-las é cobrir a superfície com catchup e esfregar com a parte verde da esponja. Adicionar um pouco de sal vai facilitar ainda mais o trabalho. Depois lave com água e seque.
  • Nozes
    Imperfeições no seus móveis de madeira? Não precisa se desesperar. Esfregue uma noz na superfície com defeitos. O óleo presente no alimento ajuda a esconder as imperfeições da madeira.
  • Vodka
    Odor de mofo naquela roupa que você precisa usar ainda hoje? Borrife vodka por todo o tecido e coloque para secar em um ambiente ventilado. Sua roupa perderá o mau cheiro.
  • Azeite
    Para retomar o brilho da bancada de aço inox, limpe-a com azeite de oliva. Além de devolver o brilho, ainda ajuda a evitar manchas de copo.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Compartilhe